top of page

Entenda: Nova lei para aposentadoria

  • gamachado
  • 22 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Muita gente tem dúvida de como está esse novo sistema de pontos, então resolvi pesquisar mais sobre o assunto para ajudar quem precisa da maneira mais resumida que pude.

Com a nova lei, publicada no dia 18 de junho no Diário Oficial da União, a fórmula para calcular a aposentadoria varia progressivamente com a expectativa de vida da população, que cresce a cada ano. Então, as somas de idade e de tempo de contribuição previstas serão acrescidas de um ponto em diferentes datas.

Como diz o ditado popular “uma imagem vale mais que mil palavras”, aí estão duas imagens que vão facilitar o entendimento.

Fonte: G1

Dúvidas frequentes:

A regra é diferente para alguma profissão?

No caso do professor e da professora que comprovarem exclusivamente o tempo de efetivo exercício de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, eles ganham 5 pontos na soma da idade com o tempo de contribuição. Então, se um professor tem 90 pontos, será considerado que ele atingiu 95.

Quem se beneficia com a mudança?

O principal benefício da mudança do favor previdenciário é para o trabalhador que começa a trabalhar mais cedo e que, portanto, atinge o tempo de contribuição antes da idade mínima para aposentadoria. Mudanças no fator, no entanto, podem prejudicar as contas públicas, que já se encontram em situação delicada.

Quanto tempo é preciso contribuir?

O tempo mínimo é de 35 anos para homens e 30 para mulheres. Mas para pedir a aposentadoria integral, a soma da idade e do tempo de contribuição deve ser igual ou superior a 95 pontos para homens e a 85 pontos para as mulheres. Essa pontuação mínima vai ganhar 1 ponto, de forma progressiva, nos anos de 2017, 2019, 2020, 2021 e 2022.

Houve mudança no tempo mínimo de contribuição?

Não. Para receber aposentadoria integral, as mulheres continuam precisando contribuir por pelo menos 30 anos e os homens por pelo menos 35.

O fator previdenciário foi extinto?

Não, ele continua valendo. Mas, não incidirá na aposentadoria de quem completar o mínimo de pontos, que até dezembro de 2016 será de 85 para mulheres e 95 para homens, e depois aumentará progressivamente, conforme a imagem.

O que é o fator previdenciário?

É uma fórmula que reduz o valor das aposentadorias de quem se aposenta antes da idade mínima.

Isso tudo foi um resumo do que pesquisei, espero que tenha ajudado vocês! Beijinhos <3


 
 
 

Comments


EM DESTAQUE

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page