top of page

Unhas: Cuidados e manchas brancas

  • gamachado
  • 15 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

O padrão, atualmente, é que as mulheres tenham unhas perfeitamente quadradinhas, fortes e sem cutículas. Aquelas que podem estar sempre lixando o cantinho deixando sempre reto e cuidando é uma maravilha! Mas para aquelas que sonham com unhas lindas e não conseguem é o óh! Eu sou uma delas. Minhas unhas ficariam quadradas se não quebrassem tanto nos cantinhos e se eu tivesse paciência pra estar sempre lixando com perfeição. Fui buscar uma solução pros meus problemas e descobri coisas bem legais para dividir com vocês, como:

  • As unhas devem ser aparadas de modo a evitar o acúmulo de sujeira e mantidas preferencialmente no formato oval. A cutícula não deve ser retirada, pois isso deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias.

Então não precisa ficar naquele padrão de unha cortada quadradinha, você pode muito bem ter sua unha linda, grande e forte em formato oval e isso reduz até na quebra indesejável dos cantinhos. Fiz isso com minhas unhas há 3 dias e assim que estiverem todas do tamanho que quero, postarei e falarei sobre essa “saída do padrão”. E além do mais, existem outros formatos lindos, não custa nada tentar e garantir unhas mais saudáveis.

  • Alguns produtos podem causar alergia, então procure usar somente os que estão devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em caso de dermatite de contato ou outras complicações, interrompa o uso e procure um dermatologista.

  • Deixe as unhas sem esmalte uma semana por mês, no mínimo. O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. Durante o período intervalo, deve haver a aplicação de hidratantes próprios para evitar o ressecamento.

  • O hábito de lixar a parte de cima da unha retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas. O uso de acetona pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças, deixando com aspecto esbranquiçado. Prefira os removedores de esmalte, que não contém acetonas.

  • A base fortalecedora tem sua eficácia cientificamente comprovada. Ela age diretamente na queratina das unhas, unindo-as e deixando-as mais endurecidas, esclarece. O melhor de tudo é que ela sai naturalmente com o tempo, então não precisa ser retirada com acetona ou removedores. Além disso, a base fortalecedora pode ser usada embaixo do seu esmalte preferido para proteger as unhas.

CAUSAS DE MANCHA BRANCA NA UNHA

Essas manchinhas são chamadas de leuconíquia (nome feio né?). Na maioria dos casos, essas manchas brancas surgem por pequenos traumas como mordidas, prender o dedo na porta ou excesso de pressão na unha causada pela manicure. A lesão ocorre na matriz da unha, que é onde ela se forma. Mas em muitos casos surgem espontaneamente, sem que a pessoa seja capaz de se lembrar do que houve. (Simplesmente puff, apareceu! São bem inconvenientes). Também aparecem por variações hormonais ao longo do ciclo menstrual em algumas mulheres, ou por reações do esmalte mesmo.

Apesar das manchas brancas parecerem um sinal de doença, na prática elas raramente são. Então, se você tem leuconíquia, mas não tem nenhuma doença conhecida e não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma, não precisa se preocupar, essas manchas são clinicamente irrelevantes.

E, aliás, não precisa cair no mito de que tomar leite ajuda ok? Hahaha Beijinhos <3


 
 
 

Komentáře


EM DESTAQUE

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page